https://educacaofisicaescolar.comunidades.net/praticas-corporais-dancas
Fonte: NANNI, Dionísia. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
DIVERSIDADE cultural na dança.
Classificação da Dança em relação a sua função.
Fonte: Robatto (apud GARCIA; HASS, 2003).
Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd189/danca-ministrada-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm Acesso em: 27 jan. 2020.
https://www.efdeportes.com/efd215/a-danca-como-modalidade-de-ensino.htm
Dançando na escola. Artigo de Isabel Marques:
1 Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou a dança das pessoas). Foi um grande pesquisador e desenvolveu uma metodologia de analise do movimento (através do estudo dos esforços). Inicialmente seu método era utilizado para treinamento e seleção de operários nas industrias. Depois percebeu que esse método melhorava a compreensão do movimento humano geral e passou então a ser utilizado na dança educativa. A dança deixou de ser utilizada só por bailarinos se tornando instrumento de auto conhecimento e domínio corporal.
2 Na Inglaterra a dança passou a fazer parte do currículo das escolas na década de 40. No Brasil, a introdução da dança nas escolas ainda é novidade e muitos não sabem o que e nem como trabalhar nessas aulas. Maria Duschenes, que estudou com Laban e seus seguidores, contribuiu muito na difusão da sua obra por aqui e na formação de bailarinos e educadores. Passamos por momentos de grandes transformações, não somente na escola, mas na sociedade como um todo. Trabalhar conhecimento a partir de conteúdos do universo dos alunos (individual e coletivo) e da vivência corporal desses conteúdos, abre espaço para questionamentos e ampliação da consciência. (= desenvolvimento de seres em crescimento)
3 Segundo a metodologia de Laban dança é um meio de expressão criativa, “é o exercício da vida vista e praticada e nos conecta com a fonte de existência.” (Laban) As pessoas que trabalham dentro das metodologias de Laban entendem que a arte (no caso a dança), não é um fim em si, mas sim um potente veículo de transformação e expressão do bem mais precioso que o ser humano possui: SUA CRIATIVIDADE.
4 VIVER CRIATIVAMENTE: é a grande transformação que o sistema social pode vivenciar numa proposta verdadeiramente humana de respeito a seus valores essenciais, aplicados tanto à vida cotidiana como às ações educacionais, pois educação não é apenas transmissão de conteúdos estabelecidos em programas escolares. Mais que isso, é a construção de relacionamentos humanos que estabeleçam uma relação consciente dos seres entre si e destes com o seu meio.
5 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MOVIMENTO:
- O que se move: o corpo todo em partes- Como nos movemos: sensações transformadas em ações- Onde nos movemos: no espaço geral individual- Com quem nos movemos: relacionamento
6 QUALIDADES DO MOVIMENTO SEGUNDO LABAN:
PESO: firme, forte, com resistência, vigoroso leve, suave, delicado TEMPO: rápido, súbito, urgente, instantâneo lento, sustentado, demorado, prolongado ESPAÇO: direto, reto, preciso indireto, flexível, rodeante, oscilante FLUÊNCIA: é a união de todas as outras qualidades.
7 As 8 ações básicas de esforço originam-se da variação dessas qualidades, sendo elas: Socar, talhar, torcer, pressionar, flutuar, deslizar, pontuar e sacudir.(Cubo)Lentos (fundo) – Rápidos (frente)Diretos (esquerda) – Indiretos (direita)Leves (cima) – Pesados (embaixo)
8 Divisão por fases de crescimento
Conscientização do corpo – até os 6 anos Espaço – de 7 a 8 anos Fluência/ Emoção e Relacionamento com um par – de 8 a 9 anos O uso instrumental do corpo e consciência das ações básicas do esforço – de 9 a 10 anos Ritmos ocupacionais – até 11 anos A partir de 11 anos – formas do movimento, combinações e transições entre as ações básicas de esforço, formação de grupos e qualidade expressiva do movimento
9 O que são ações básicas de esforço?
É a combinação das qualidades de peso, tempo e espaço e um ótimo treinamento da função interior que dá origem à mecânica intrínseca ao movimento vivo.Trabalha-se além do físico, o mental, aumentando as habilidades corporais.Para se sentir o esforço é suficiente o uso de dois fatores de movimento, embora sejam esforços incompletos:
10 Peso e tempo = ritmo (sensação de proximidade / perto)
Espaço e fluência = concentração (sensação de distanciamento)Peso e espaço = equilíbrio (sensação de estabilidade/ estável)Tempo e fluência = mobilidade (sensação de instabilidade/ móvel)Peso e fluência = onírico (sensação de dormência/ sonhador)Tempo e espaço = alerta (sensação de despertado/ acordado)
11 Espaço/ Tempo/ Peso = 8 ações básicas de esforço (fluência latente)
Este estudo nos ajuda a perceber as possibilidades mais orgânicas do movimento, como, por exemplo, observar que os movimentos diretos ocupam muito menos espaço que os flexíveis. São eles:PESO: para cima (leve) e para baixo (firme)TEMPO: para frente (sustentado) e para trás (súbito)ESPAÇO: para os lados abrindo (flexível) e fechando (direto)
HUMOR para desenvolver o olhar crítico: